terça-feira, 19 de outubro de 2010

trabalho dirigido / feito em sala de aula / respondido por mim : Rochele


Trabalho Dirigido

  1.  A que diz respeito à questão social na primeira república?

            Diz respeito à generalização do trabalho livre numa sociedade em que a      escravidão marca profundamente seu passado     recente.                                                                                                                     

  1. O que e o desdobramento da questão social?

O desdobramento da questão social se da a partir da formação da classe operária e de sua entrada na política, da necessidade de essa classe ser reconhecida pelo estado.

  1. Como se dá o surgimento do S.S. historicamente e sua legitimação?

O S.S. surge da iniciativa particular de grupos e classes que se manifestam, principalmente por intermédio da igreja católica. Sua legitimação se da apenas a esses grupos e, logo após, ao conjunto da classe dominante. Sendo que, esses grupos eram conhecidos como Damas de caridade, elas realizavam o trabalho de ação social naquela época.

  1. Descreva as condições existenciais e de trabalho do proletariado industrial.

O trabalho era precarizado, onde o trabalhador não tinha condições de trabalho e direitos, e se submetiam a condições precárias. Sem falar nos maus tratos e suas vidas sem condição a ter moradia e alimentação adequadas.

  1. Quais as conseqüências políticas que foram desencadeadas pelas péssimas condições de trabalho fabril? Explique.

Criaram sindicatos, ou seja, eles mesmos se organizaram para reivindicar seus direitos. Sendo assim eles pediram para propor e implementar políticas sociais, para os empresários que entraram em confronto com os sindicatos.

  1. Porque o empresariado só passa a se preocupar com o “social” a partir da desagregação do Estado Novo e o fim da 2ª Grande Guerra?

Porque representa uma adaptação a nova fase do aprofundamento, do capitalismo sob uma conjuntura política diferenciada sua adesão as novas formas de dominação e controle do movimento operário, cuja especificidade será dada pelo populismo e desenvolvimentismo, onde procura do consumo se sobrepõe à simples coerção.

  1. Relate dentre os vários elementos da prática social empresarial dois elementos que se relacionam com a implantação do S.S. Comente-os.

Primeiro Elemento: Diz respeito à disciplina que deve ser infligida ao proletariado, já que não tem “educação” e “modos” e seria um perigo à sociedade ter mais tempo livre (Lei das férias, Código de menores etc.).
 Resumindo, aqui fala da disciplina ao proletariado.

Segundo Elemento: Diz respeito aos mecanismos assistenciais elaborados pelo empresariado (vilas operárias, ambulatórios, creches, escolas), tem como contrapartida o rebaixamento salarial, frente a outras empresas que não tem esses equipamentos, bem como a sujeição ao controle da vida cotidiana e política.
Aqui entendo a contrapartida a outras empresas.